Título: Táxi voador: o futuro dos transportes no Japão
Subtítulo: Empresa japonesa planeja operar veículos elétricos de pouso vertical em parceria com startup americana até 2027
A companhia aérea All Nippon Airways (ANA) surpreendeu ao anunciar a chegada dos primeiros táxis voadores no Japão para o ano de 2027. A parceria com a startup Joby Aviation promete revolucionar a mobilidade aérea no país, com veículos eVTOL que decolam como helicópteros e voam como aviões, alcançando até 320 km/h.
Além da velocidade, os táxis aéreos também são eco-friendly, com baixo ruído e zero emissão de poluentes durante a operação. Com capacidade para cinco pessoas, incluindo piloto e passageiros, a ANA e a Joby Aviation planejam implantar mais de 100 aeronaves para operar principalmente entre o centro de Tóquio e os aeroportos internacionais de Narita e Haneda.
O CEO da ANA, Koji Shibata, acredita que os táxis voadores vão revolucionar a forma como as pessoas se deslocam no país, encurtando trajetos que hoje levam mais de uma hora para apenas 15 minutos. A demonstração pública dos veículos está prevista para outubro, durante a Exposição Universal de Osaka, prometendo encantar e impressionar o público com a tecnologia inovadora.
Enquanto o futuro dos transportes no Japão parece promissor, outras empresas ao redor do mundo também estão investindo em projetos de eVTOLs, como a brasileira Embraer, que pretende iniciar as entregas dos veículos em 2027. Com cerca de 3 mil unidades encomendadas, o mercado dos táxis aéreos elétricos promete transformar a maneira como nos locomovemos, tornando a ficção científica em realidade em um futuro próximo.
Crédito da imagem: https://dimensaogoias.com.br/wp-content/uploads/2025/08/ana-joby.jpg